Camarão seco é a base de vários pratos paraenses tradicionais, como o Tacacá, o Vatapá e o Arroz Paraense.
Depois de muitos e muitos testes consegui fazer o camarão seco em um apartamento de forma prática e que fica bem parecido com o nosso camarão do Norte.
Ingredientes:
1,5 kg de camarão fresco (com casca).
Sal fino.
Modo de Preparo:
Para limpar os camarões com a casca você pode usar um palito de dentes e puxar a tripinha entre a casca nas costas do camarão (veja o vídeo abaixo) ou cortar com uma tesoura pelas costas sem retirar toda a casca.
Camarões limpos, adicione 2 colheres de sopa bem cheias de sal, misture bem e deixe descansar sobre uma peneira por 45 minutos para iniciar a desidratação.
Após 45 minutos, coloque os camarões em um tabuleiro grande, para que fiquem bem espalhados, acrescente mais uma colher de sopa de sal, misture e coloque no forno.
Atenção para o forno. Tem que ser no mínimo e com a porta entreaberta. Eu coloco uma colher de pau para a porta do forno não fechar e a temperatura interna não ultrapassar 100 graus, pois queremos desidratar os camarões e não assar.
ATENÇÃO: durante essa etapa é fundamental que você fique perto do forno. A tampa entreaberta pode ocasionar o apagamento da chama do forno, portanto esteja sempre alerta e olhando.
Passados 30 minutos, retire do forno, incline o tabuleiro e enxugue a água que se formou com um papel toalha. Misture os camarões e retorne ao forno.
Depois essa água não se formará mais, basta revirá-los a cada 30 minutos.
Para um camarão bem sequinho foram 2 horas de forno.
Dica: eu guardo os camarões secos em potes dentro do congelador para ter sempre que for preciso.









Deixe uma resposta